Pular para o conteúdo principal

Postagens

Mostrando postagens de 2018

A IGREJA, A SOCIEDADE E O MUNDO: PARTE 3, O PERFIL DESEJADO DE UM OBREIRO

"Procura apresentar-te a Deus aprovado, como obreiro que não tem de que se envergonhar, que maneja bem a palavra da verdade" II Timóteo 2:15 Ser um obreiro na igreja envolve uma grande responsabilidade, diante de Deus, e diante dos homens, envolvendo a sociedade, familiares, e o mundo. A vida do obreiro deve ir em consonância com a Palavra, além do que, em caso contrário ele se torna um estorvo para o evangelho. Estamos num momento onde as instituições têm sido desacreditadas, e lamentavelmente, algumas instituições evangélicas. Por isso o artigo procura enfocar as características de um obreiro, de modo a estar em acordo com o que se requer para tal, segundo as escrituras. Algumas considerações são apresentadas com base nas orientações à Timóteo e a Tito.

A TRAJETÓRIA POLÍTICO-SOCIAL E RELIGIOSA DE UMA NAÇÃO BÍBLICA NO ANTIGO TESTAMENTO

"Tua, Senhor, é a grandeza, e o poder, a honra, a vitória e a majestade; porque teu é tudo o que há nos céus e na terra; teu, Senhor, é o reino, e Tu te exaltaste por chefe sobre todos. Riquezas e glória vem de ti, Tu dominas sobre tudo, na tua mão há força e poder; contigo está o engrandecer e atudo dar força. Agora, pois, ó nosso Deus, graças te damos  e louvamos o teu glorioso nome". I Crônicas 29: 11-13 A nação israelita surgiu de modo especial pela divina mão de Deus, para que, através dela, viesse ao mundo o Salvador e Redentor da humanidade, dentro de um amplo plano que se executou construindo a história da salvação.

PORQUE RAZÃO TANTA GENTE TEM DEIXADO AS IGREJAS NOS ÚLTIMOS TEMPOS?

“O meu povo está sendo destruído, porque lhe falta o conhecimento...”. Oséias 4:6 O que se observa nos dias atuais... Grande repercussão do conhecido movimento evangélico no Brasil, com estatísticas surpreendentes de crescimento de adeptos, mas, também, ocorre o crescimento de um grande grupo conhecido hoje como “desigrejados”. Isto tem chamado a atenção da Igreja e da sociedade, e, uma pergunta que se faz é: Porque razão existem hoje tantos que estão deixando as igrejas?

ATITUDES QUE PODEMOS TER DIANTE DA ORAÇÃO

 I João 5:14:  “Esta é a confiança que temos para com Ele, que, se pedirmos alguma coisa segundo a sua vontade, Ele nos ouve” Marco Antônio de Morais Alcantara Eu gostaria de falar em 3, 4, 5 ou mais atitudes que podemos ter diante da oração, mas parece que o tema é por demais amplo e que o leitor poderá inclusive encontrar um lado que não foi explorado. Falando em oração, a primeira coisa que podemos falar é a de alguém que esteja falando com um ser superior. Então, a primeira coisa que eu queria ressaltar é sobre o conceito de que este Ser seja alguém pessoal; que ouve, que sente, que te conhece e sobretudo que te ama.

PASSANDO PELO VALE ÁRIDO

  “Bem-aventurado é o homem que suporta a provação; porque, depois de ter sido aprovado, receberá a coroa da vida, a qual o Senhor prometeu aos que o amam” Tg. 1:12 A Bíblia fala no Salmo 84: 4-7: “Bem-aventurado o homem cuja força está em ti. Em cujo coração se encontram os caminhos aplanados, o qual, passando pelo vale árido, faz dele um manancial; de bênçãos o cobre a primeira chuva. Vão indo de força em força; cada um deles aparece diante de Deus em Sião”. O texto fala em uma pessoa especial e em circunstâncias da vida. O que podemos esperar da vida? Podemos ter momentos de fartura, de prosperidade, de facilidades, assim como de dias difíceis, árduos, conforme o contexto do mundo em que vivemos. Por exemplo, podemos ver claramente que um país pode experimentar uma conjuntura difícil, dependendo de como está a economia global. Mesmo as secas existem, conforme ilustra o texto. Também nossa vida não se restringe ao contexto financeiro. 

ALGUNS ASPECTOS DA COMPREENSÃO ATUAL DO UNIVERSO E A BÍBLIA: ESTARIAM ELES INCOMPATÍVEIS?

"Os céus por sua palavra se fizeram, e pelo sopro de sua boca o exército deles. Ele ajunta em montão as águas do mar; e em reservatório encerra as grandes vagas" Salmo 33:6-7 Este artigo não tem por finalidade estabelecer uma confrontação entre a Bíblia e a ciência, uma vez que não considero isto maduro para a fé cristã, ainda que a Bíblia e a ciência têm diferentes propósitos. Também, o artigo não tem por finalidade validar os escritos científicos através da Bíblia, uma vez que a ciência já é constantemente auto avaliada com a sua própria metodologia científica, sob provas de hipóteses, com as possíveis consagrações de novos modelos que melhor lhe atendam as suas questões, surgindo, inclusive, das respostas novas indagações, conduzindo a novas reflexões. A Bíblia por sua vez tem por fim falar da vida de Deus com os homens em primeiro lugar, e, muitas vezes a sua linguagem é diferente da linguagem científica.

A IGREJA, A SOCIEDADE E O MUNDO: PARTE 2, A SOCIEDADE E O MUNDO

“Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu o seu Filho unigênito, para que todo o que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna” João 3:16                        Foto Créditos: Marcos Santos Fonte: Banco de imagens USP Temos falado sobre a Igreja, a comunidade dos salvos, remidos pelo sangue do Cordeiro, que é Jesus, a qual tem uma vocação muito particular. Contudo, a maior parte da vida do cristão se passa fora dos limites físicos ou sociais desta comunidade, ou seja, o templo. Passados os momentos de culto, de adoração, oração, louvor ou de estudo bíblico, vamos estar naquele espaço que intitulamos de “mundo secular”. Temos o nosso trabalho, o nosso estudo, os nossos afazeres no comércio, e as nossas atividades sociais, e não podemos ter o controle sobre tudo o que se passa, em termos, por exemplo, de escolhermos com quem vamos interagir, e, nem nos é recomendado fazer isso; seria um sectarismo religioso e uma religião dentro de uma bolha.

A IGREJA, A SOCIEDADE E O MUNDO: PARTE 1, A IGREJA

"Também digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha Igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela" (Mateus 16:18)  Esta é a primeira de uma série de postagens dentro do tema, mas antes, considera-se relevante definir o que é a Igreja, e a sua origem. O que é a Igreja? Muitos a compreendem como uma organização, constituída de professos, templos, confissão e propriedades. Alguns associam mais o conceito com o local, outros com os representantes, tanto os eclesiásticos como os fiéis, membros ou frequentadores. Dentre estes, têm aqueles que restringem o conceito à sua denominação, alegando esta estar mais associada com as origens, e então ser legítima, ou estar mais perto das escrituras, e ainda, que os seus fundadores receberam alguma revelação especial, para um grupo especial.

O QUE SE PODE ESPERAR DE UM GOVERNANTE CRISTÃO ?

Em um momento particular da trajetória política deste país, muitos pensam nos seus candidatos para 2018. Como um evangélico tradicional, talvez eu fosse escolher dentre eles os meus candidatos, mas com quais critérios eu faria as minhas escolhas?

A ORAÇÃO QUE JESUS NOS ENSINOU

"Mas vem a hora, e já chegou, quando os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade, porque são estes que o Pai procura para seus adoradores." João 4:23 O que nos ensinou Jesus sobre a oração? Temos dos seus ensinamentos algumas orientações, além de um modelo de oração. Em Mateus no capítulo 6: 5-8 Jesus fala daquele que ora, do Pai celestial, e da recompensa alcançada. Em primeiro lugar Jesus fala sobre a visibilidade. Não agir como os hipócritas que oram com o fim de serem vistos pelos homens. Inclusive, Jesus diz que o que eles queriam eles já ganharam, ou seja, a recompensa. Sabemos que Jesus não está reprovando a oração em comunidades, mas sim criticando uma atitude hipócrita de alguns homens que queriam mostrar a si mesmos e aos outros que eram do “clube dos bons”.

ENCONTRANDO A PAZ COM DEUS

“Justificados, pois, mediante a fé, temos paz com Deus, por meio de nosso Senhor Jesus Cristo” A Bíblia diz em Romanos 5:1: “Justificados, pois, mediante a fé, temos paz com Deus, por meio de nosso Senhor Jesus Cristo” Se você for perguntar para alguém sobre o que é a paz, você provavelmente deverá ouvir que é uma atitude de espírito de um indivíduo para com os outros, a harmonia nos relacionamentos, ou a ausência de um espírito bélico, inclusive, isto quando se pensa na paz mundial; e em suma, a ausência de conflitos. Podemos pensar na paz social, mundial, e individual tanto para com os outros como para consigo mesmo. A ausência de problemas mau resolvidos. Quanto à paz com Deus, o que levaria a pensar nisso?   Deus é pai, é criador...e porque eu não teria paz com ele?