Pular para o conteúdo principal

ENCONTRANDO A PAZ COM DEUS


“Justificados, pois, mediante a fé, temos paz com Deus, por meio de nosso Senhor Jesus Cristo”


A Bíblia diz em Romanos 5:1:

“Justificados, pois, mediante a fé, temos paz com Deus, por meio de nosso Senhor Jesus Cristo”

Se você for perguntar para alguém sobre o que é a paz, você provavelmente deverá ouvir que é uma atitude de espírito de um indivíduo para com os outros, a harmonia nos relacionamentos, ou a ausência de um espírito bélico, inclusive, isto quando se pensa na paz mundial; e em suma, a ausência de conflitos.

Podemos pensar na paz social, mundial, e individual tanto para com os outros como para consigo mesmo. A ausência de problemas mau resolvidos.

Quanto à paz com Deus, o que levaria a pensar nisso?  Deus é pai, é criador...e porque eu não teria paz com ele?

Se formos olhar para as circunstâncias, observamos que Deus faz o Sol nascer sobre maus e bons, e vir a chuva sobre justos e injustos (Mateus 5:45), e as intempéries da vida não selecionam os que cultuam a Deus e os que não o cultuam (Eclesiastes 9:2).

Contrariamente à paz social, humana, esta paz representa um status permanente, e não uma situação momentânea.

Em minha experiência pessoal, eu me recordo da minha infância. Como alguns, fui criado em um lar tradicionalmente evangélico. O meu dia preferido era a segunda feira, por que era o dia mais longe para o domingo seguinte. Tudo do conteúdo cristão representava a lei para comigo. Em 1969 quando o homem pisaria na lua pela primeira vez, diziam que o mundo iria acabar nesse dia. Quando assisti pela televisão, ainda em preto e branco, e vi que o homem pisou na lua, e nada aconteceu, eu senti um alívio.

Embora eu fosse ainda uma criança, eu tinha a noção moral sobre o problema do pecado. Os nossos pecados nos trazem separação para com Deus. Como diz em Romanos 3:16, “Pois todos pecaram, e carecem da glória de Deus”.

Mais tarde, quando eu entendi que Jesus Cristo veio ao mundo para pagar o preço do perdão para os nossos pecados, eu o aceitei como o meu salvador pessoal, e lhe entreguei a minha vida. Como diz em Romanos 6:23, “Porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna em Cristo Jesus, nosso Senhor.”

Senti então a reconciliação com Deus. A paz com Deus. Algo que eu não conhecia. Aliás, o versículo 10 de Romanos 5 nos diz que, “...quando inimigos, fomos reconciliados com Deus mediante a morte do seu filho”.

Esta paz está disponível pela fé, e acessível a todo o que crê, sem acepção de pessoas.

Esta justificação é atribuída pelos méritos de Cristo. Jesus foi o “segundo Adão”, conforme as Escrituras. Se por Adão entrou o pecado no mundo, por Jesus Cristo abriu-se o caminho para a cura do pecado (Romanos 5:12-21). A lei foi cumprida em Cristo, e a lei moral passa a ser escrita no coração de todo o que nele crê.

Mas, esta paz não implica em ausência de lutas. É uma trajetória, não para validar a justificação, pois ela é atribuída ao homem pelos méritos de Cristo, mas para se cumprir em nós o que é esperado.

Como diz em Romanos 5:2, através de Jesus Cristo, que nos dá a paz, obtivemos acesso à esperança da glória de Deus, e, em seguida, em Romanos 5:2, fala-se em tribulações, e ainda, da que da tribulação vem a perseverança. E no versículo seguinte, a perseverança produz a experiência, e da experiência finalmente vem a esperança.

Alguns diriam que a vida cristã é como uma bicicleta...se parar ela cai.  Mas, olhando para frente, e prosseguindo (pela fé), ela não irá parar. A lei e a graça são coisas diferentes. A lei nos condena, e a graça nos sustenta, pela operação divina em nossos corações.

Paz, e esperança. Duas palavras tão remarcadas nos dias de hoje! A importância da paz já foi discutida, e quanto à esperança, ela anda junta. Difícil estar sob uma circunstância onde não existe mais a esperança...

Como diz o texto bíblico, das tribulações vem a perseverança, e com ela a experiência.

O que te poderia abalar? Existe um discurso por aí que “você não deve olhar para o tamanho do seu problema, mas mostrar o tamanho do seu Deus para o seu problema”. Mas a questão seguinte é: você conhece o teu Deus? O que você sabe sobre o seu caráter, ou sobre a sua misericórdia? Será que tudo depende de eu ser bonzinho? Ou será que Ele tem caprichos?

A Bíblia fala que Deus provou o seu amor para conosco quando éramos ainda pecadores (Romanos 5:8). A meritocracia cristã cai por terra aqui.

Se a paz não depende da ausência de problemas, como disse Jesus aos seus discípulos: “Estas coisas tenho dito para que tenhais paz em mim. No mundo passais por aflições; mas tende bom ânimo, eu venci o mundo” (João 16:33).

Se olharmos para a paz apenas com base nas nossas condições temporárias e terrenas, teremos uma motivação errada, e estaremos sujeitos a fracassar na primeira esquina, mas, se olharmos para o invisível, poderemos dizer que a nossa trajetória tem um propósito, e que os planos de Deus só trazem concórdia.  

Postagens mais visitadas deste blog

PORQUE RAZÃO TANTA GENTE TEM DEIXADO AS IGREJAS NOS ÚLTIMOS TEMPOS?

“O meu povo está sendo destruído, porque lhe falta o conhecimento...”. Oséias 4:6 O que se observa nos dias atuais... Grande repercussão do conhecido movimento evangélico no Brasil, com estatísticas surpreendentes de crescimento de adeptos, mas, também, ocorre o crescimento de um grande grupo conhecido hoje como “desigrejados”. Isto tem chamado a atenção da Igreja e da sociedade, e, uma pergunta que se faz é: Porque razão existem hoje tantos que estão deixando as igrejas?

ATITUDES QUE PODEMOS TER DIANTE DA ORAÇÃO

 I João 5:14:  “Esta é a confiança que temos para com Ele, que, se pedirmos alguma coisa segundo a sua vontade, Ele nos ouve” Marco Antônio de Morais Alcantara Eu gostaria de falar em 3, 4, 5 ou mais atitudes que podemos ter diante da oração, mas parece que o tema é por demais amplo e que o leitor poderá inclusive encontrar um lado que não foi explorado. Falando em oração, a primeira coisa que podemos falar é a de alguém que esteja falando com um ser superior. Então, a primeira coisa que eu queria ressaltar é sobre o conceito de que este Ser seja alguém pessoal; que ouve, que sente, que te conhece e sobretudo que te ama.

ALGUNS ASPECTOS DA COMPREENSÃO ATUAL DO UNIVERSO E A BÍBLIA: ESTARIAM ELES INCOMPATÍVEIS?

"Os céus por sua palavra se fizeram, e pelo sopro de sua boca o exército deles. Ele ajunta em montão as águas do mar; e em reservatório encerra as grandes vagas" Salmo 33:6-7 Este artigo não tem por finalidade estabelecer uma confrontação entre a Bíblia e a ciência, uma vez que não considero isto maduro para a fé cristã, ainda que a Bíblia e a ciência têm diferentes propósitos. Também, o artigo não tem por finalidade validar os escritos científicos através da Bíblia, uma vez que a ciência já é constantemente auto avaliada com a sua própria metodologia científica, sob provas de hipóteses, com as possíveis consagrações de novos modelos que melhor lhe atendam as suas questões, surgindo, inclusive, das respostas novas indagações, conduzindo a novas reflexões. A Bíblia por sua vez tem por fim falar da vida de Deus com os homens em primeiro lugar, e, muitas vezes a sua linguagem é diferente da linguagem científica.