Pular para o conteúdo principal

Postagens

Mostrando postagens de 2021

ONDE VOCÊ ESTÁ ENQUADRADO COMO IGREJA?

  Marco Antônio de Morais Alcantara Alguns condicionantes podem ser levantados, e estes ditam os modos de vida e de pensar em um grupo, além de pontos doutrinários secundários; aqui, a ênfase será dada à estruturas que conduzem alguns dos grupos denominacionais evangélicos, no Brasil. Mas, muitas vezes, esses pontos servem mais para separar do que para unir.

ESTERIÓTIPOS RELIGIOSOS EM CONTRASTE COM O DESPOJAMENTO ESPIRITUAL

 "E, orando, não useis de vãs repetições, como os gentios; porque presumem que pelo muito falar serão ouvidos. Mateus 6:7" Marco Antônio de Morais Alcantara Uma das preocupações que a Igreja sempre teve é a de não agir sem autenticidade. A Igreja sempre teve, também, a preocupação de não agir segundo a objetivos que sejam diferenciados da sua vocação natural, que é a de glorificar a Deus, e em total devoção a Ele. Jesus apresenta algumas atitudes dos religiosos de sua época, aqui na terra, e as compara com as atitudes dos verdadeiros filhos de Deus.

A IGREJA QUE TEMOS EM CASA

 "Eu e a minha casa serviremos ao Senhor" (Josué 24:15) Marco Antônio de Morais Alcantara Podemos compreender a Igreja sob algumas configurações. A primeira delas, é a composição que é dada pela reunião de todos os salvos, independentemente de denominações religiosas; são os arrolados nos céus. Em segundo lugar, podemos falar das instituições, ou organizações que são representadas por denominações, comprometidas com o evangelho de Cristo, mas que diferem em algumas doutrinas secundárias, e se respeitam vivendo em harmonia. Uma terceira forma de se compreender a Igreja, é dentro de suas células, mas aqui não me refiro às células de evangelismo ou de discipulado, mas às famílias que compõem as igrejas.

A QUAL "dEUS" VOCÊ ESTÁ SERVINDO ?

"Prata e ouro são os ídolos deles; obras de mãos de homens. Têm boca e não falam; têm olhos, e não veem; têm nariz, e não cheiram. Suas mãos não apalpam; seus pés, não andam; som nenhum lhes sai da garganta.” O que se conclui é que: os que os adoram, tornam-se semelhantes a eles, mortos e sem direção" Salmo 115:4-7 Marco Antônio de Morais Alcantara O que pode ser compreendido como um deus? Se formos considerar o que tem sido ditado como conceitos do mundo secular, talvez podemos dizer que, historicamente, eles têm sido compreendidos como entidades que se rivalizam pelo controle de toda a fenomenologia que afeta o nosso mundo conhecido, o cosmos; vivem em um ambiente animista, e, muitas vezes, são setorizados como os deuses da fertilidade, das boas colheitas, e até dos prazeres da humanidade; sua comunicação muitas vezes é vista através dos fenômenos da natureza, tais como, o trovão, ou os da astronomia, principalmente, onde, legendas foram criadas para as constelações do céu

O QUE A IGREJA DEVERIA ESTAR FAZENDO DURANTE A PANDEMIA

  “O Senhor preside aos dilúvios; com rei presidirá para sempre” (Salmo 29:10). Marco Antônio de Morais Alcantara A fé é uma coisa de foro íntimo, e que é manifesta perante a sociedade via uma confissão pública. O conjunto dos membros de igrejas evangélicas hoje constitui um setor representativo da sociedade civil, comparativamente às décadas anteriores. Esta sociedade civil pode ser alvo de contingências diversas, as quais podem afetá-la, de modo que, muitas vezes se torna importante a contrapartida dos diversos setores, não obstante a posição pessoal dos seus membros. Independentemente de como a Igreja se auto caracteriza, existe uma expectativa, da parte da sociedade civil, sobre como ela irá atuar, se em sinergia ou em antagonismo, diante das situações probatórias que o mundo passa. O atual quadro da pandemia em decorrência do covid-19 é um exemplo deste tipo de contingência. Procuro, então, apresentar alguns princípios sobre a atuação da igreja, dentro deste tipo de contingência.

SALVAÇÃO, UM MILAGRE DE DEUS

"Mas a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, a saber: os que creem no seu nome; os quais não nasceram da vontade da carne, nem da vontade do homem, mas de Deus" João 1:12-13 Marco Antônio de Morais Alcantara Um dos aspectos controvertidos da teologia cristã é o de até onde atua a soberania de Deus, e até onde vai a contrapartida do homem, na salvação. Neste sentido eu gostaria de chamar atenção de alguns fatores, acerca do estado espiritual de um homem antes de sua conversão: De acordo com a vida espiritual: morto. De acordo com a nossa atividade espiritual: inativos. De acordo com a nossa amizade com Deus: Inimigos. De acordo com a nossa proximidade de Deus: separados dele, e fugitivos dele. De acordo com a nossa tendência de fazer as coisas que agradavam a Deus: forte inclinação de fazer exatamente o contrário do que lhe agrada...

HAVENDO LÍNGUAS, CESSARÃO; HAVENDO CIÊNCIA, PASSARÁ

"Quando, porém, vier o que é perfeito, então o que é em parte será aniquilado" I Coríntios 13:10      Marco Antônio de Morais Alcantara Jesus sempre desejou que os seus discípulos permanecessem juntos, mantendo a unidade, e isto seria de testemunho para que o mundo cresse sobre a autenticidade do seu reino aqui na terra (João 17:20-21). Dons, profecias e ciência eram dispensados aos que se tornavam (e se tornam ainda filhos de Deus), tanto para exercício espiritual, como acessórios para o serviço, na implantação de um grande reino espiritual. Tudo para o aperfeiçoamento dos santos. Zelo não tem faltado aos seguidores e ministros do reino de Deus, no tocante de estarem servindo conforme a maneira mais adequada possível, e nisto não questionamos que exista sinceridade.

E DIANTE DAS ADVERSIDADES, COMO NÓS TEMOS REAGIDO?

 "Oh, provai, e vede que o Senhor é bom; bem-aventurado o homem que nele se refugia" Salmo 34:8 Marco Antônio de Morais Alcantara  Sim, eu imagino o que você pode estar passando neste momento, caso você se encontre em algum dos contextos com os quais eu já tive a oportunidade de passar. A situação te impõe incertezas sobre o dia de amanhã, muitas dúvidas pairam sobre a sua cabeça, e muitos pensamentos contrários bombardeiam a sua mente, dizendo que nada vai chegar à bom termo. O medo te assedia...tende a assumir o controle de sua vida e de suas atitudes...muita torcida contra é dada pela situação...e é nestes momentos que podemos nos lembrar daquele versículo da Bíblia que diz: “Busquei o Senhor e Ele me acolheu, livrou-me de todos os meus temores” Salmo 34:4.