Pular para o conteúdo principal

E DIANTE DAS ADVERSIDADES, COMO NÓS TEMOS REAGIDO?

 "Oh, provai, e vede que o Senhor é bom; bem-aventurado o homem que nele se refugia" Salmo 34:8

Marco Antônio de Morais Alcantara

 Sim, eu imagino o que você pode estar passando neste momento, caso você se encontre em algum dos contextos com os quais eu já tive a oportunidade de passar. A situação te impõe incertezas sobre o dia de amanhã, muitas dúvidas pairam sobre a sua cabeça, e muitos pensamentos contrários bombardeiam a sua mente, dizendo que nada vai chegar à bom termo. O medo te assedia...tende a assumir o controle de sua vida e de suas atitudes...muita torcida contra é dada pela situação...e é nestes momentos que podemos nos lembrar daquele versículo da Bíblia que diz: “Busquei o Senhor e Ele me acolheu, livrou-me de todos os meus temores” Salmo 34:4.

Muitas vezes nós temos ao nosso lado alguém que nos pode escutar. Não sabemos até que ponto são idôneas estas pessoas, ou se elas serão capazes de entender o contexto pelo qual passamos, dentro de suas peculiaridades, ou se até preferimos nos resguardar um pouco...e preferimos então ir diretamente a Deus e derramar o nosso coração. Muitos dos nossos problemas nós vamos derrotá-los diretamente com o auxílio de Deus. Como diz um versículo de um salmo: “Dá-nos auxílio na angústia, por que vão é o socorro do homem”. Salmo 60-11.

E Deus nos acolhe, não despreza a nossa oração, e retira de nós todo o temor, fantasias e pensamentos parasitas que se abrigam em nossa mente por causa dos problemas que estamos passando. Sobretudo, Ele resolve os nossos problemas e se coloca como o nosso protetor.

Outras vezes nós nos sentimos pressionados, compactados, como se estivéssemos a uns mil pés abaixo d’água. O stress é uma tensão que nos incapacita. Ele nos tira a força, e nos sentimos incapacitados para um momento muito concentrado. É neste contexto que nos deparamos com o versículo seguinte do Salmo 34 que citamos agora pouco, e que diz: “Contemplai-o e sereis iluminados, e os vossos rostos jamais sofrerão vexame” Salmo 35:5.

Eu sei que você está sendo colocado à prova, tem que vencer obstáculos aparentemente intransponíveis, e que, “só depende de você”. Muitos estão te olhando; você tem uma reputação e um nome à zelar, e você quer vencer com honestidade e decência, sem infringir as regras do jogo e da ética profissional e moral.

O Salmo 34 até parece que foi escrito para os dias de hoje. Tanto individualismo, tantas engrenagens para te descartar do sistema...o salmista viveu exatamente este contexto, pelo qual ele traz o seu depoimento que diz: “Clamou este aflito e o Senhor o ouviu, e o livrou de todas as suas tribulações”. Salmo 34:6

O Salmo 34 foi escrito por Davi, o qual era um crente, dependente da graça e da misericórdia de Deus. Não usou de meios ilícitos e nem precisou passar por cima de outros para chegar onde ele chegou. Ele foi líder de uma nação, a qual ele tinha que manter a ordem e dominar aqueles que lhe opunham em seu reino, assim como teve que ser um estadista perante as nações vizinhas. Precisava cumprir com os protocolos que eram requeridos para as diversas situações. Conheceu a oposição e as adversidades em todos os sentidos.

O salmista ainda revela a presença do anjo do Senhor ao redor daqueles que o temem, dando o livramento (Salmo 34-7), e ainda encerra este pensamento com a seguinte afirmação: “Oh, provai, e vede que o Senhor é bom; bem aventurado o homem que nele se refugia” Salmo 34:8. Depois o Salmo continua…

Um destaque é dado em “provai”, um imperativo. Por que? Creio que o problema está muitas vezes e nosso incredulidade, principalmente em reconhecer que Deus é bom. Muitas vezes achamos que por traz de tudo existe uma pegadinha, ou uma intenção oculta diante daquilo que Ele nos faz. E onde existe desconfiança, o amor acaba, e passamos a temer a Deus não da forma que Ele deseja; temos medo de perder alguma coisa que guardamos no coração, e passamos a não confiar mais em Deus. É a partir daí que estamos susceptíveis ao pecado. é assim que muitas vezes sucedem os pecados históricos da vida de cada um de nós.

É por isso que temos que confiar em Deus sem reservas.

Que façamos então como fazia o rei Davi; que ponhamos em Deus a nossa confiança, façamos a nossa súplica, detalhemos para Ele os nossos problemas, e que Ele nos dará o seu livramento; que não estejamos controlados pelos nossos sentimentos, e que ajamos em conformidade com a sua vontade.

Sobre a nossa confiança em Deus, não é atoa que no livro de Hebreus no capítulo 11 e versículo 6, se diz ...”aquele que se aproxima de Deus creia que Ele existe e que se torna galardoador daqueles dos que o buscam”. Este texto está inserido na galeria daqueles que fizeram grandes prozas pela fé.


Postagens mais visitadas deste blog

PORQUE RAZÃO TANTA GENTE TEM DEIXADO AS IGREJAS NOS ÚLTIMOS TEMPOS?

“O meu povo está sendo destruído, porque lhe falta o conhecimento...”. Oséias 4:6 O que se observa nos dias atuais... Grande repercussão do conhecido movimento evangélico no Brasil, com estatísticas surpreendentes de crescimento de adeptos, mas, também, ocorre o crescimento de um grande grupo conhecido hoje como “desigrejados”. Isto tem chamado a atenção da Igreja e da sociedade, e, uma pergunta que se faz é: Porque razão existem hoje tantos que estão deixando as igrejas?

ATITUDES QUE PODEMOS TER DIANTE DA ORAÇÃO

 I João 5:14:  “Esta é a confiança que temos para com Ele, que, se pedirmos alguma coisa segundo a sua vontade, Ele nos ouve” Marco Antônio de Morais Alcantara Eu gostaria de falar em 3, 4, 5 ou mais atitudes que podemos ter diante da oração, mas parece que o tema é por demais amplo e que o leitor poderá inclusive encontrar um lado que não foi explorado. Falando em oração, a primeira coisa que podemos falar é a de alguém que esteja falando com um ser superior. Então, a primeira coisa que eu queria ressaltar é sobre o conceito de que este Ser seja alguém pessoal; que ouve, que sente, que te conhece e sobretudo que te ama.

ALGUNS ASPECTOS DA COMPREENSÃO ATUAL DO UNIVERSO E A BÍBLIA: ESTARIAM ELES INCOMPATÍVEIS?

"Os céus por sua palavra se fizeram, e pelo sopro de sua boca o exército deles. Ele ajunta em montão as águas do mar; e em reservatório encerra as grandes vagas" Salmo 33:6-7 Este artigo não tem por finalidade estabelecer uma confrontação entre a Bíblia e a ciência, uma vez que não considero isto maduro para a fé cristã, ainda que a Bíblia e a ciência têm diferentes propósitos. Também, o artigo não tem por finalidade validar os escritos científicos através da Bíblia, uma vez que a ciência já é constantemente auto avaliada com a sua própria metodologia científica, sob provas de hipóteses, com as possíveis consagrações de novos modelos que melhor lhe atendam as suas questões, surgindo, inclusive, das respostas novas indagações, conduzindo a novas reflexões. A Bíblia por sua vez tem por fim falar da vida de Deus com os homens em primeiro lugar, e, muitas vezes a sua linguagem é diferente da linguagem científica.