Pular para o conteúdo principal

O PASTOR QUE CUIDA DA MINHA VIDA

"Bondade e misericórdia me seguirão todos os dias da minha vida; e habitarei na casa do Senhor para todo o sempre"  Salmo 23:6


Marco Antônio de Morais Alcantara

Uma das preocupações que eu tive quando cheguei aqui em minha cidade, em Ilha Solteira-SP, no meu primeiro trabalho à quase 34 anos atrás, foi a de parafrasear o Salmo 23. Ele não se trata simplesmente de um salmo poético, o qual muitas vezes ensinamos para as crianças, como eu aprendi em uma Igreja Luterana em 1969 na cidade de Marília-SP (e percebe-se que ele me influenciou até hoje), onde cada menino tinha uma parte para decorar (e acho que era para apresentar na frente, pois foi em uma Escola Bíblica de Férias-EBF); mas, na verdade, este salmo é um salmo de conteúdo cuja experiência se dá principalmente na vida adulta, sujeita a grandes desafios profissionais, conjugais, financeiros, familiares e da sociedade. Gostaria de resgatar e reproduzir um pouco aquilo que eu rascunhei em 1987, acompanhando os versículos do salmo. Então seguem os versículos em sequência:

O Senhor é o meu pastor, nada me faltará.

Procurei  associar este versículo com as nossas necessidades, e sobretudo da nossa ansiedade e receio de que nos possa faltar alguma coisa. 

Então eu transcrevi como: "O Senhor é o meu Pastor, não preciso ficar ansioso (Por que Ele vai suprir).

Confesso que não tinha ainda experimentado este suprimento diante das diversas facetas da vida. Quando eu estava fazendo o mestrado em Viçosa-MG, logo no começo vieram as lutas (falar em estudar Viçosa e em lutas é redundância), e eu apelei ao meu coração de que o mesmo Deus que cuidou de mim em São Carlos e em Ilha Solteira-SP era o mesmo que estaria comigo lá.


À seguir vem dois versículos os quais eu os associei como no nosso dia a dia em nossas lutas e demandas pela vida e pela sobrevivência:

Ele me faz repousar em pastos verdejantes. Leva-me para junto das águas de descanso; refrigera-me a alma. Guia-me pelas veredas da justiça por amor do seu nome.

Quanto a isso eu pensei sobre os melhores meios de se desfrutar da terra, sobretudo com segurança. Muitas ilusões nos advém neste mundo, e ainda estamos permanentemente sujeitos à correr riscos de natureza moral, e nisto Ele tem prazer em nos guardar. A Bíblia fala que o nosso carreirismo material nos podem colocar em tentações e ciladas, que poderão apagar a nossa fé (I Timóteo 6:9).

Ainda que eu ande pelo vale da sobra e da morte, não temerei mal nenhum, por que Tu estás comigo: a tua vara e o teu cajado me consolam.

Neste caso, podemos pensar como: Ainda que eu venha a passar por situações difíceis ( e elas são quase inevitáveis), eu não terei medo, porque Tu estás presente na minha vida, e sabes o que estás fazendo, porque Tu tens todos os meios de me livrar e de me proteger. E isso me tranquiliza.

Quando eu estava fazendo o doutorado na França eu pensei por umas três vezes que eu teria que "fazer as malas' e voltar com a família. em uma dessas vezes, eu fiz um balanço sobre tudo o que eu tinha lá, ainda que temporariamente, como um contrato de aluguel em um condomínio de prestígio, as crianças estudando em escolas dos franceses, o sustento que vinha do Brasil através do CNPq, as atividades do laboratório similares à que eu fazia no país, eu disse: "se eu tiver que voltar amanhã, Deus não me deixou faltar nada a menos do que eu tinha no Brasil. 

E em uma outra ocasião, de aperto, eu disse para mim mesmo: "Se Deus me colocou realmente neste país, eu estarei mais em segurança, apesar de minhas lutas, do que estar em meu país, mesmo quando aparentemente esteja tudo bem".

No fim das contas, eu pude defender a minha tese, e receber a aprovação com a menção "Très honorable". Minha esposa disse que esta benção foi resposta das suas orações.

Preparas-me uma mesa na presença dos meus adversários, unges-me a cabeça com óleo; o meu cálice transborda.

Preparas-me um banquete diante de todos e de tudo o que pode me causar adversidades, e também Tu me diferencias  e me tomas para Ti, para os teus propósitos e uma vida de serviço para Ti e para o teu agrado.

Conheci outras lutas na área da saúde, mais recentemente. Deus me tem guardado.

Bondade e misericórdia certamente me seguirão todos os dias de minha vida: e habitarei na casa do Senhor para todo o sempre.

Eu sei que Tu sempre serás bondoso na minha vida, e me compreenderá, e sempre poderá escutar o meu clamor, e habitarei na tua casa para todo o sempre (um privilégio que não se acabará).

Depois desses quase 34 anos vivendo aqui, eu dou graças a Deus de que eu o conheci nas diversas circunstâncias, e que o tenho ao meu lado, o qual me socorreu em todas as situações probatórias. 
 


 


.   

Postagens mais visitadas deste blog

PORQUE RAZÃO TANTA GENTE TEM DEIXADO AS IGREJAS NOS ÚLTIMOS TEMPOS?

“O meu povo está sendo destruído, porque lhe falta o conhecimento...”. Oséias 4:6 O que se observa nos dias atuais... Grande repercussão do conhecido movimento evangélico no Brasil, com estatísticas surpreendentes de crescimento de adeptos, mas, também, ocorre o crescimento de um grande grupo conhecido hoje como “desigrejados”. Isto tem chamado a atenção da Igreja e da sociedade, e, uma pergunta que se faz é: Porque razão existem hoje tantos que estão deixando as igrejas?

ATITUDES QUE PODEMOS TER DIANTE DA ORAÇÃO

 I João 5:14:  “Esta é a confiança que temos para com Ele, que, se pedirmos alguma coisa segundo a sua vontade, Ele nos ouve” Marco Antônio de Morais Alcantara Eu gostaria de falar em 3, 4, 5 ou mais atitudes que podemos ter diante da oração, mas parece que o tema é por demais amplo e que o leitor poderá inclusive encontrar um lado que não foi explorado. Falando em oração, a primeira coisa que podemos falar é a de alguém que esteja falando com um ser superior. Então, a primeira coisa que eu queria ressaltar é sobre o conceito de que este Ser seja alguém pessoal; que ouve, que sente, que te conhece e sobretudo que te ama.

ALGUNS ASPECTOS DA COMPREENSÃO ATUAL DO UNIVERSO E A BÍBLIA: ESTARIAM ELES INCOMPATÍVEIS?

"Os céus por sua palavra se fizeram, e pelo sopro de sua boca o exército deles. Ele ajunta em montão as águas do mar; e em reservatório encerra as grandes vagas" Salmo 33:6-7 Este artigo não tem por finalidade estabelecer uma confrontação entre a Bíblia e a ciência, uma vez que não considero isto maduro para a fé cristã, ainda que a Bíblia e a ciência têm diferentes propósitos. Também, o artigo não tem por finalidade validar os escritos científicos através da Bíblia, uma vez que a ciência já é constantemente auto avaliada com a sua própria metodologia científica, sob provas de hipóteses, com as possíveis consagrações de novos modelos que melhor lhe atendam as suas questões, surgindo, inclusive, das respostas novas indagações, conduzindo a novas reflexões. A Bíblia por sua vez tem por fim falar da vida de Deus com os homens em primeiro lugar, e, muitas vezes a sua linguagem é diferente da linguagem científica.