Pular para o conteúdo principal

Postagens

Mostrando postagens de 2020

O PASTOR QUE CUIDA DA MINHA VIDA

"Bondade e misericórdia me seguirão todos os dias da minha vida; e habitarei na casa do Senhor para todo o sempre"  Salmo 23:6 Marco Antônio de Morais Alcantara Uma das preocupações que eu tive quando cheguei aqui em minha cidade, em Ilha Solteira-SP, no meu primeiro trabalho à quase 34 anos atrás, foi a de parafrasear o Salmo 23. Ele não se trata simplesmente de um salmo poético, o qual muitas vezes ensinamos para as crianças, como eu aprendi em uma Igreja Luterana em 1969 na cidade de Marília-SP (e percebe-se que ele me influenciou até hoje), onde cada menino tinha uma parte para decorar (e acho que era para apresentar na frente, pois foi em uma Escola Bíblica de Férias-EBF); mas, na verdade, este salmo é um salmo de conteúdo cuja experiência se dá principalmente na vida adulta, sujeita a grandes desafios profissionais, conjugais, financeiros, familiares e da sociedade. Gostaria de resgatar e reproduzir um pouco aquilo que eu rascunhei em 1987, acompanhando os versículos do

UM JUÍZ MUITO CAPAZ SOBRE A TERRA

" Porque não é do Oriente, não é do Ocidente que vem o auxílio". Salmo 75:6 Marco Antônio de Morais Alcantara O Salmo 75 é um salmo de Asafe. Este se ocupou em engrandecer a Deus como o juiz da terra. No versículo 2 do Salmo 75 Deus diz, através do texto do salmista: “Hei de aproveitar o tempo determinado; hei de julgar retamente. Este salmo vem a nos remeter aos dias de hoje; diante de tantas injustiças, e de coisas que jamais cogitaríamos em ver. 

UMA ORAÇÃO MUITO CORAJOSA

“Sonda-me ó Deus, e conhece o meu coração; prova-me, e conhece os meus pensamentos, vê se há em mim algum caminho mau, e guia-me pelo caminho eterno” Salmo 139:23-24. Marco Antônio de Morais Alcantara  “Sonda-me ó Deus, e conhece o meu coração; prova-me, e conhece os meus pensamentos, vê se há em mim algum caminho mau, e guia-me pelo caminho eterno” Salmo 139:23-24.   Nós vemos aqui uma das orações do salmista Davi, o qual tinha uma grande intimidade com Deus. Dificilmente alguém faria este tipo de pedido, se não tivesse uma grande confiança nesta pessoa; ou seja, Deus. Estamos vivendo e nos surpreendemos com o fim da privacidade, dentro dos recursos aqui da Terra, e Davi, já tinha desde àquele tempo a consciência da onisciência de Deus, e traz à tona o conceito de que Deus é capaz de sondar os corações, penetrar e identificar os sentimentos, além de conhecer também os pensamentos que a pessoa cogita. Isto é até uma das característica que prova a divindade de Jesus Cristo.

COMO ESTIMULAR A IGREJA ONDE VOCÊ ATUA, RUMO AO CRESCIMENTO ESPIRITUAL

  "Ora, àquele que é poderoso para fazer infinitamente mais do que tudo quanto pedimos, ou pensamos, conforme o seu poder que opera em nós, a ele seja a glória, na igreja e em Cristo Jesus, por todas as gerações, para todo o sempre. Amém" Efésios 3:20-21  Marco Antônio de Morais Alcantara   O estudo tem base no primeiro capítulo de Filipenses. Em Filipenses 1:3 Paulo escreve: “Dou graças à Deus por tudo o que recordo de vós”, e, segue com: “fazendo sempre, com alegria, súplicas por todos vós, em todas as minhas orações” (Filipenses 1:4). Será que o apóstolo Paulo se expressou demais? Estamos já bastante acostumados a ver algumas cobranças que se fazem nos púlpitos, em determinados locais, podendo chegar até mesmo à palavras duras, que nos fazem sentir pequeninos, e, dificilmente, é dado algum estímulo que leve o conforto aos membros, pelo que eles são, ou pela maneira como eles tem agido. Não estamos querendo pleitear aqui possíveis atitudes meritórias, sabendo que a no

A ESPIRITUALIDADE É PARA COMEÇAR A SER PRATICADA AQUI NA TERRA

 "Quem Senhor, habitará no teu tabernáculo? Quem há de morar no teu santo monte?" Salmo 15:1 Marco Antônio de Morais Alcantara  Vivemos dias onde o homem se vangloria pelos seus maus atos, e que, se tornou até vergonha o fato de alguém ser honesto. O Salmo 15 vem a trazer uma realidade totalmente diferente para o homem que vive aqui na terra. Podemos compreender como sendo tanto homem como mulher. O texto é intitulado como “O cidadão dos céus”.

QUANDO A PALAVRA PROFÉTICA SE TORNA ESCASSA

"Elias era homem semelhante a nós, sujeito aos mesmos sentimentos, e orou com instância para que não chovesse sobre a terra, e por três anos e seis meses não choveu."  Tiago 5:17                                                              M arco Antônio de Morais Alcantara Eu gostaria de contar um pouco da história do profeta Elias. Algumas características do tempo de Elias: Os reis estavam prevaricando o reino de Israel. Israel era uma nação conduzida por Deus, com um propósito especial. Acabe e Jezabel, sua mulher, não só não temiam ao Senhor, como também fizeram o que era mau perante Ele; incentivando a idolatria no país, e ainda patrocinando os sacerdotes idólatras. Israel foi a nação escolhida por Deus para o cumprimento de seus propósitos, de trazer a salvação e a redenção da humanidade; era uma nação teocrática, sendo o rei alguém responsável pela vida espiritual do país. Por seus procedimentos, Acabe e Jezabel provocaram o Senhor à ira, fato que é

O DEUS QUE NOS GUARDA DE TODO MAL

"Por que eu sei  em quem tenho crido, e estou bem certo que Ele é poderoso  para guardar o meu depósito até aquele dia”. II Timóteo 1:12. Marco Antônio de Morais Alcantara Estamos vivendo em dias onde, humanamente falando, não temos aparentemente o controle sobre nada, especialmente do que envolva as nossas vidas. No entanto, lutamos para ter este controle e, na linguagem mais simples, sobreviver. Somos, afinal, os que são tidos como os responsáveis pelo controle do nosso bem estar. Contudo, a Bíblia tem nos mostrado que, a preservação e a manutenção de todas as coisas não dependem unicamente de nós, inclusive, antes é Deus quem é o mantenedor da vida na Terra; e não somente isso, mas o preservador do universo.

OS PROPÓSITOS E O PODER PARA A VIDA CRISTÃ

"Por isso também eu, tendo ouvido a fé que há entre vós no Senhor Jesus, e o amor para com todos os santos, não cesso de dar graças por vós, fazendo menção de vós nas minhas orações" Efésios 1:15-16 Marco Antônio de Morais Alcantara Gosto muito de ler as introduções das cartas de Paulo às igrejas, elas nos dão muito conforto quanto às exortações, mas de modo geral eu noto que às vezes elas são pouco notadas pelas igrejas atuais. Faremos uma análise da exortação aos crentes de Éfeso, em particular quando Paulo fala de como ele orava em favor deles. Assim começa conforme Efésios 1:15-16: “Por isso também eu, tendo ouvido a fé que há entre vós no Senhor Jesus, e o amor para com todos os santos, não cesso de dar graças por vós nas minhas orações”.

O LÍDER A QUEM DEUS CHAMA

Marco Antônio de Morais Alcantara Como se dá o caso de um homem que é chamado por quem Deus? Como se dá um chamado? Gostaria de falar sobre um homem a quem Deus chamou, para uma obra muito especial, dentre muitos outros casos que assim aconteceu. Uma das coisas que me chama a atenção é o encorajamento que Deus dá. Ele promete estar na retaguarda, elimina os temores, e sobretudo, aumenta a autoestima. Um anjo do Senhor foi enviado à Gideão, e disse: “O Senhor é contigo, homem valente”!