Pular para o conteúdo principal

NOSSOS CAMINHOS

"O Senhor guardará a tua entrada e a tua saída, desde agora e para sempre" 
Salmo 121:8

Desde que temos autonomia trilhamos por caminhos. Entre compromissos, sobrevivência e sociabilidade nos deslocamos para diferentes lugares. Caminhos podem ser compreendidos também como direcionamentos, posições, conjunto de ideologias, e trajetórias de vida que devemos passar, seja por escolha, ou por imposição do destino.

Considerando as nossas motivações, o autor de provérbios adverte que “há caminho que ao homem parece direito, mas o fim dele são caminhos de morte” (Provérbios 14:12). Curioso, pela gramática utilizada no texto, que um caminho errado pode conduzir a caminhos diversos desfavoráveis.

Isto denota não só a importância das nossas escolhas, diante de motivações, mas também, a questão dos nossos julgamentos e avaliações. Estamos sujeitos a não ter a melhor motivação, assim como podemos ser falhos em nossos julgamentos. Os jovens podem estar mais sujeitos aos erros, tanto de motivação, quanto de avaliação, devido ao fato de terem menor experiência de vida, mas, isto também não impede que os mais experientes também possam falhar, devido a alguma visão distorcida, ou pelo zelo excessivo.


As pessoas sinceras muitas vezes estão sujeitas a sofrer as investidas dos maus. Com diz o versículo: “Os soberbos ocultaram armadilhas e cordas contra mim, estenderam-me uma rede à beira do caminho, armaram ciladas contra mim” (Salmo 140:5).  Muitas vezes o justo não tem tempo para rastrear ou espreitar o seu companheiro, e isto não está na sua índole. Mas o perverso já o faz. Deste modo, no esforço de estar fazendo o seu trabalho, o justo pode ser surpreendido com algum tipo de investida contra ele.

O homem que foi socorrido pelo samaritano, conforme a parábola de Jesus, viajava quando, no caminho, ele foi surpreendido pelos malfeitores. Os caminhos podem trazer riscos, ao longo da trajetória.

Por isso o salmista diz: “O Senhor guardará a tua entrada e a tua saída, desde agora e para sempre (Salmo 121:8).

Mas, Deus não está indiferente ao que acontece conosco.

Em Êxodo 23:20 Deus diz: “Eis que eu ponho um anjo à frente de ti para que te guarde pelo caminho, e te conduza ao lugar que tenho preparado para ti”.


Acho que esse versículo é o que sugere a atitude que devemos ter, que clamemos à Deus para que Ele coloque sempre esse anjo diante de nós, e que ele esteja a nossa frente para nos guardar ao longo de nossa trajetória. Inclusive, como termina o texto, que cheguemos ao lugar que Ele tem preparado para conosco, isto é, no centro de sua vontade.

Postagens mais visitadas deste blog

PORQUE RAZÃO TANTA GENTE TEM DEIXADO AS IGREJAS NOS ÚLTIMOS TEMPOS?

“O meu povo está sendo destruído, porque lhe falta o conhecimento...”. Oséias 4:6 O que se observa nos dias atuais... Grande repercussão do conhecido movimento evangélico no Brasil, com estatísticas surpreendentes de crescimento de adeptos, mas, também, ocorre o crescimento de um grande grupo conhecido hoje como “desigrejados”. Isto tem chamado a atenção da Igreja e da sociedade, e, uma pergunta que se faz é: Porque razão existem hoje tantos que estão deixando as igrejas?

ATITUDES QUE PODEMOS TER DIANTE DA ORAÇÃO

 I João 5:14:  “Esta é a confiança que temos para com Ele, que, se pedirmos alguma coisa segundo a sua vontade, Ele nos ouve” Marco Antônio de Morais Alcantara Eu gostaria de falar em 3, 4, 5 ou mais atitudes que podemos ter diante da oração, mas parece que o tema é por demais amplo e que o leitor poderá inclusive encontrar um lado que não foi explorado. Falando em oração, a primeira coisa que podemos falar é a de alguém que esteja falando com um ser superior. Então, a primeira coisa que eu queria ressaltar é sobre o conceito de que este Ser seja alguém pessoal; que ouve, que sente, que te conhece e sobretudo que te ama.

ALGUNS ASPECTOS DA COMPREENSÃO ATUAL DO UNIVERSO E A BÍBLIA: ESTARIAM ELES INCOMPATÍVEIS?

"Os céus por sua palavra se fizeram, e pelo sopro de sua boca o exército deles. Ele ajunta em montão as águas do mar; e em reservatório encerra as grandes vagas" Salmo 33:6-7 Este artigo não tem por finalidade estabelecer uma confrontação entre a Bíblia e a ciência, uma vez que não considero isto maduro para a fé cristã, ainda que a Bíblia e a ciência têm diferentes propósitos. Também, o artigo não tem por finalidade validar os escritos científicos através da Bíblia, uma vez que a ciência já é constantemente auto avaliada com a sua própria metodologia científica, sob provas de hipóteses, com as possíveis consagrações de novos modelos que melhor lhe atendam as suas questões, surgindo, inclusive, das respostas novas indagações, conduzindo a novas reflexões. A Bíblia por sua vez tem por fim falar da vida de Deus com os homens em primeiro lugar, e, muitas vezes a sua linguagem é diferente da linguagem científica.