Pular para o conteúdo principal

É IMPOSSÍVEL FUGIR DE DEUS

"Tu me cercas por traz e por diante, e sobre mim pões a tua mão" 
Salmo 139:5
Foto créditos: Marcelo Alcantara

No Salmo 139 o texto nos diz logo no início:

“Senhor, tu me sondas e me conheces (Salmo 139:1)”.

Isto quer dizer de imediato que não somos anônimos no Universo. E, em um tempo em que somos cada vez mais rastreados, não podemos deixar de mencionar o que o Salmista também já dizia sobre Deus:

“Sabes quando me assento e quando me levanto; de longe penetras os meus pensamentos. Esquadrinhas o meu andar e o meu deitar, e conheces todos os meus caminhos” (Salmos 139:2-3).

Tudo registrado sobre nós, no ”computador servidor” de Deus. Não dá para escapar. Estamos tão conhecidos não só pelos nossos atos, ou pela nossa trajetória, que o salmista ainda diz: “Ainda a palavra não me chegou à língua, e tu, Senhor, já a conheces toda” (Salmo 139-4).
   
Deus conhece os nossos caminhos, nossos atos, e sobretudo, a nossa motivação.

Mas, algo de confortante tem, quando o Salmista diz: “Tu me cercas por traz e por diante, e sobre mim pões a tua mão” (Salmo 139:5).

Quando foi que Deus faltou? Quando foi que Ele esteve ausente? Quantas vezes somos tentados a dizer que Deus virou as costas para nós, ou que, não viu o que se passava conosco! Marta, a irmã de Lázaro, a quem Jesus ressuscitou, exclamou a Jesus quando Ele chegou: “Senhor, se estiveras aqui não teria morrido o meu irmão” (João 11:21). Marta ainda não entendia dos propósitos de Jesus na morte de Lázaro, seu irmão, e que, inclusive, por que Ele “atrasou” a sua chegada à Betânia.
     
Lembremos daquele hino, conhecido como “Deus é fiel”, e que diz em uma das estrofes: “Nunca mudaste, tu nunca faltaste, tal como eras sempre serás”. Um outro hino tradicional também diz: “Teu piloto ainda sou...”

A compreensão sobre isso era também difícil para o Salmista. Ele diz: “Tal conhecimento é maravilhoso demais para mim: é sobremodo elevado, não o posso atingir” (Salmo 139:6).

Dentro da simulação de fugir de Deus, o Salmista continua: “Para onde me ausentarei do teu Espírito? Para onde fugirei da tua face? Se subo aos céus, lá estás; se faço a minha cama no mais profundo abismo, lá estás também; se tomo as asas da alvorada e me detenho nos confins dos mares: ainda lá me haverá de guiar a tua mão e a tua destra me susterá. Se eu digo: As trevas, com efeito, me encobrirão, e a luz ao redor de mim se fará noite, até as próprias trevas não te serão escuras: as trevas e a luz são a mesma coisa” (Salmo 139:7-12).

Agora vem a questão de nossos atos. A soberania de Deus nunca falha! Quando escutamos alguns testemunhos, muitas vezes observamos algum tipo de depoimento, como de alguém que “se lançou”, de alguma maneira, por não ter por onde fugir da circunstância em que se encontrava, e, no fim, viu a mão de Deus, de alguma maneira, pela qual Ele interviu de modo surpreendente. Muitas vezes perdemos o controle devido aos nossos próprios atos, e de modo surpreendente percebemos que Deus ainda está no controle.

Deus nos criou com um propósito. Não é por acaso ou sem motivo a nossa existência. Ainda pode-se mencionar o depoimento do Salmista, em que ele fala: “Pois tu formaste o meu interior, tu me teceste no seio de minha mãe. Graças te dou, visto que por modo assombrosamente maravilhoso me formaste; e as tuas obras são admiráveis, os meus ossos não te foram encobertos, quando no oculto fui formado, e entretecido como nas profundezas da terra. Os teus olhos me viram a substância ainda informe, e no teu livro foram escritos todos os meus dias, cada um deles escrito e determinado, quando nenhum deles havia ainda” (Salmo 139: 14-16).

Fomos configurados por Deus. Não temos como fugir do link que Ele estabeleceu enquanto Criador.

Um ponto bastante discutido é o determinismo. Até onde vai a liberdade do homem e a soberania de Deus? Em Provérbios 16: 9 diz: “O coração do homem traça o seu caminho, mas o Senhor lhe dirige os passos”. Pode-se pensar também em até que ponto vai a benevolência de Deus e a contrapartida do homem. Muitas vezes Deus tem o melhor para nós, e falhamos, mas Ele se mantém fiel.

Deus nos criou para uma vida com propósitos, e enquanto assim, ele fará tudo para se cumpra em nós aquilo que Ele deseja proporcionar através de nossa vida. Jó, depois de passar por toda a sua experiência de desventuras permitida por Deus, e quando pode falar com Deus ele exclamou: “Bem sei que tudo podes, e nenhum de seus planos pode ser frustrado” (Jó 42:1).

Deus não nos dirige por seus caprichos, e tudo o que Ele nos faz é para nos conduzir conforme os seus propósitos, ainda que muitas coisas talvez não entenderemos aqui neste mundo. Quanto nos toca aquele hino antigo bastante conhecido, que apresento a seguir, transcrito do hinário presbiteriano “Novo Cântico”, de número 163.

Direção Divina
I
“As tuas mãos dirigem meu destino!
Ó Pai de amor, que seja sempre assim!
Teus são os meus poderes minha vida;
Em tudo, eterno Pai, dispõe de mim.
Meus dias sejam curtos ou cumpridos,
Passados em tristezas ou prazer,
Em sombra ou luz, de acordo com o teu plano
É tudo bom se vem do teu querer.
II
As tuas mãos dirigem meu destino!
Por mim cravadas na sangrenta cruz!
Por meus pecados foram traspassadas,
Bem posso nelas descansar, Jesus!
Nos céus erguidas, sempre intercedendo,
As santas mãos não pedirão em vão;
Ao seu cuidado, em plena confiança,
Entrego a minha eterna salvação.
III
As tuas mãos dirigem meu destino!
Acasos para mim não haverá!
O grande Pai vigia o meu caminho
E sem motivo não me afligirá
Encontro em seu poder constante apoio,
Forte é o seu braço, insone o seu amor;
Por fim entrando na cidade eterna, Eu louvarei meu Guia e Salvador.
Amém

Os versículos bíblicos são da Bíblia Sagrada, versão revista e atualizada da Sociedade Bíblica do Brasil.



  

Postagens mais visitadas deste blog

PORQUE RAZÃO TANTA GENTE TEM DEIXADO AS IGREJAS NOS ÚLTIMOS TEMPOS?

“O meu povo está sendo destruído, porque lhe falta o conhecimento...”. Oséias 4:6 O que se observa nos dias atuais... Grande repercussão do conhecido movimento evangélico no Brasil, com estatísticas surpreendentes de crescimento de adeptos, mas, também, ocorre o crescimento de um grande grupo conhecido hoje como “desigrejados”. Isto tem chamado a atenção da Igreja e da sociedade, e, uma pergunta que se faz é: Porque razão existem hoje tantos que estão deixando as igrejas?

ATITUDES QUE PODEMOS TER DIANTE DA ORAÇÃO

 I João 5:14:  “Esta é a confiança que temos para com Ele, que, se pedirmos alguma coisa segundo a sua vontade, Ele nos ouve” Marco Antônio de Morais Alcantara Eu gostaria de falar em 3, 4, 5 ou mais atitudes que podemos ter diante da oração, mas parece que o tema é por demais amplo e que o leitor poderá inclusive encontrar um lado que não foi explorado. Falando em oração, a primeira coisa que podemos falar é a de alguém que esteja falando com um ser superior. Então, a primeira coisa que eu queria ressaltar é sobre o conceito de que este Ser seja alguém pessoal; que ouve, que sente, que te conhece e sobretudo que te ama.

ALGUNS ASPECTOS DA COMPREENSÃO ATUAL DO UNIVERSO E A BÍBLIA: ESTARIAM ELES INCOMPATÍVEIS?

"Os céus por sua palavra se fizeram, e pelo sopro de sua boca o exército deles. Ele ajunta em montão as águas do mar; e em reservatório encerra as grandes vagas" Salmo 33:6-7 Este artigo não tem por finalidade estabelecer uma confrontação entre a Bíblia e a ciência, uma vez que não considero isto maduro para a fé cristã, ainda que a Bíblia e a ciência têm diferentes propósitos. Também, o artigo não tem por finalidade validar os escritos científicos através da Bíblia, uma vez que a ciência já é constantemente auto avaliada com a sua própria metodologia científica, sob provas de hipóteses, com as possíveis consagrações de novos modelos que melhor lhe atendam as suas questões, surgindo, inclusive, das respostas novas indagações, conduzindo a novas reflexões. A Bíblia por sua vez tem por fim falar da vida de Deus com os homens em primeiro lugar, e, muitas vezes a sua linguagem é diferente da linguagem científica.