Pular para o conteúdo principal

Postagens

Mostrando postagens de dezembro, 2020

O PASTOR QUE CUIDA DA MINHA VIDA

"Bondade e misericórdia me seguirão todos os dias da minha vida; e habitarei na casa do Senhor para todo o sempre"  Salmo 23:6 Marco Antônio de Morais Alcantara Uma das preocupações que eu tive quando cheguei aqui em minha cidade, em Ilha Solteira-SP, no meu primeiro trabalho à quase 34 anos atrás, foi a de parafrasear o Salmo 23. Ele não se trata simplesmente de um salmo poético, o qual muitas vezes ensinamos para as crianças, como eu aprendi em uma Igreja Luterana em 1969 na cidade de Marília-SP (e percebe-se que ele me influenciou até hoje), onde cada menino tinha uma parte para decorar (e acho que era para apresentar na frente, pois foi em uma Escola Bíblica de Férias-EBF); mas, na verdade, este salmo é um salmo de conteúdo cuja experiência se dá principalmente na vida adulta, sujeita a grandes desafios profissionais, conjugais, financeiros, familiares e da sociedade. Gostaria de resgatar e reproduzir um pouco aquilo que eu rascunhei em 1987, acompanhando os versículos do

UM JUÍZ MUITO CAPAZ SOBRE A TERRA

" Porque não é do Oriente, não é do Ocidente que vem o auxílio". Salmo 75:6 Marco Antônio de Morais Alcantara O Salmo 75 é um salmo de Asafe. Este se ocupou em engrandecer a Deus como o juiz da terra. No versículo 2 do Salmo 75 Deus diz, através do texto do salmista: “Hei de aproveitar o tempo determinado; hei de julgar retamente. Este salmo vem a nos remeter aos dias de hoje; diante de tantas injustiças, e de coisas que jamais cogitaríamos em ver. 

UMA ORAÇÃO MUITO CORAJOSA

“Sonda-me ó Deus, e conhece o meu coração; prova-me, e conhece os meus pensamentos, vê se há em mim algum caminho mau, e guia-me pelo caminho eterno” Salmo 139:23-24. Marco Antônio de Morais Alcantara  “Sonda-me ó Deus, e conhece o meu coração; prova-me, e conhece os meus pensamentos, vê se há em mim algum caminho mau, e guia-me pelo caminho eterno” Salmo 139:23-24.   Nós vemos aqui uma das orações do salmista Davi, o qual tinha uma grande intimidade com Deus. Dificilmente alguém faria este tipo de pedido, se não tivesse uma grande confiança nesta pessoa; ou seja, Deus. Estamos vivendo e nos surpreendemos com o fim da privacidade, dentro dos recursos aqui da Terra, e Davi, já tinha desde àquele tempo a consciência da onisciência de Deus, e traz à tona o conceito de que Deus é capaz de sondar os corações, penetrar e identificar os sentimentos, além de conhecer também os pensamentos que a pessoa cogita. Isto é até uma das característica que prova a divindade de Jesus Cristo.